O novo headset PlayStation VR2 está quase a chegar, mas a Sony fez-nos chegar uma unidade para teste antes do lançamento oficial no dia 22 de Fevereiro. E, como seria de esperar, tentámos ligá-lo a um PC e os resultados foram bons e maus ao mesmo tempo.
O bom, é que o PC detecta o headset como um segundo ecrã do Windows. Isto quer dizer que a Sony não encriptou os sinais na ligação USB Type-C e, por isso, há alguma esperança de poder vir a funcionar com o PC. Os comandos também são reconhecidos pelo computador quando são ligados através de um cabo USB.
O mau é que, ao contrário da primeira versão do PlayStation VR, que era relativamente simples, a quantidade de funcionalidades que o PS VR2 tem, torna o trabalho de retro engenharia dos sinais muito mais complicado. Isto se a Sony não decidir ela própria lançar software para que funcione em PC.
Ao longo de tempo de vida do PS VR original, foram lançados vários programas para Windows, como Trinus PSVR ou o iVRy, que permitem usá-lo com um PC. Usei durante muito tempo o Trinus PSVR e a compatibilidade com vários jogos de PC era excelente. O responsável pelo iVRy disse num artigo publicado no Reddit que apesar de o PlayStation VR original ser mais simples, deu muito trabalho a acertar com o funcionamento de alguns componentes, como o acelerómetro e que mesmo com soluções de código aberto para o seguimento do headset através de uma webcam normal, o resultado nunca foi tão bom como o que se consegue com o software da própria Sony.
Ainda assim, há esperança que alguém pegue na tarefa de criar software para que o PlayStation VR2 funcione em PC. Se a Sony não o fizer antes.