A Microsoft está a desenvolver uma forma de suportar o controlo da iluminação RGB, presente em muitos acessórios de gaming, directamente no Windows 11. Esta funcionalidade vai incluir a capacidade de configurar a iluminação de dispositivos, como ratos, teclados e fitas de LED sem a necessidade de se instalar software adicional.
Esta informação foi publicada no Twitter por um utilizador com o handle Albacore, que detectou a nova funcionalidade nas mais recentes versões de teste do Windows 11. Nas Definições destas novas versões do Windows, estão presentes opções para controlar o brilho, efeitos de iluminação e cores. Até está disponível uma definição que configura a iluminação para combinar com esquema de cores usado no próprio Windows.
A integração desta funcionalidade directamente no Windows 11 que dizer que os utilizadores podem deixar de precisar de instalar as aplicações de fabricantes como a Razer, Corsair ou Logitech para conseguirem controlar a iluminação RGB dos seus dispositivos.
New settings for device lighting make an appearance in build 25295. Is this the beginning of the end for low quality RGB gamer gear apps? 🎮 The spec for this is from 2018 and references to the feature have been around for years. Not cancelled after all 🥳https://t.co/oG4JbKsoeB pic.twitter.com/bMtxCH8REo
— Albacore (@thebookisclosed) February 10, 2023
A Microsoft ainda não pronunciou oficialmente acerca deste assunto, mas é sabido que a empresa está a trabalhar em várias funcionalidades experimentais, que devem ser integradas numa grande actualização do Windows que deve chegar em 2023.
O Windows 11 também vai poder receber widgets desenvolvidos por terceiros e até já foram vistos alguns widgets desenvolvidos pela Meta para o Messenger do Facebook e pelo Spotify.