Este ano a Samsung decidiu, finalmente, abandonar a sua gama própria de SoC (System-on-Chip) Exynos na família de smartphones Galaxy S23, adoptando em exclusivo uma variante optimizada do poderoso Qualcomm Snapdragon 8 Gen2. Mas isto não significa que a família de SoC Exynos tem os dias contados.
Segundo consta, a futura geração Exynos 2400, que poderá ser adoptada pelos futuros Galaxy S24 em 2024, terá uma estrutura com 10 núcleos no total, sendo esta composta por um núcleo principal Cortex-X4, dois núcleos Cortex-A720 com altas frequências, três núcleos Cortex-A720 com frequências baixas e quatro núcleos Cortex-A520 de elevada eficiência energética.
Curiosamente, a ARM ainda não revelou detalhes técnicos sobre nenhum destes três tipos de núcleos, ou seja, é, para já, impossível de prever qual será o desempenho de cada um deles, mas o tipo de estrutura utilizado revela que a Samsung quer voltar a ter um SoC capaz de rivalizar com os modelos de topo da Qualcomm.
Falta, no entanto, saber se a Samsung conseguirá resolver aquele que era o maior problema dos seus SoC Exynos, a menor eficiência energética e a gestão térmica dos mesmos. Talvez com a melhoria do processo de fabrico de 3 nm GAA (Gate-All-Around) da Samsung Foundry esses problemas sejam resolvidos, mas teremos que aguardar ainda uns largos meses até que todas estas dúvidas sejam esclarecidas.