Desde o lançamento da nova plataforma AMD AM5, que foi prometido o lançamento de módulos SSD capazes de tirar partido da elevada largura de banda proporcionada pelos novos processadores Ryzen 7000, bem como dos sistemas Intel Raptor Lake, e respectivas motherboards Z790.
Até ao momento, já foram revelados vários modelos, de vários fabricantes, inclusive de diferentes controladores, mas a sua aparição nas lojas tem sido inexistente. Como tal, é natural a grande curiosidade com a chegada do CFD Gaming às lojas japonesas, aquele que é o primeiro SSD PCIe 5.0 à venda do mundo.
Este SSD, que será disponibilizado nas variantes de 1, 2 e 4 TB, de momento está apenas disponível na sua variante intermédia, de 2 TB, com um preço de venda ao público de 49.980 Ienes, o que corresponde a 352 euros. O valor nem nos parece exagerado, se tivermos em conta que um Samsung 990 Pro de 2 TB custa mais de 320 euros.
Segundo a descrição do equipamento, este utiliza memórias 3D TLC NAND da Micron, 4 GB de memória cache DDR4 e um controlador Phison E26, o que lhe permitirá velocidades na ordem dos 10 GB/s de velocidade de leitura sequencial, e 9.5 GB/s de velocidade de escrita sequencial, bem como 1500K IOPs e três anos de garantia.
Este SSD utiliza um grande dissipador acompanhado por uma ventoinha de 20 mm que se liga a um conector de 5V. A CFD garante que esta ventoinha é apenas necessária para tarefas muito exigentes, como longas sessões de jogos ou aplicações pesadas, mas que na grande maioria das situações, o dissipador só por si consegue lidar com o calor gerado pelo SSD, desde que a caixa tenha um bom fluxo de ar interno.