O Infinitebook, um caderno de notas criado em Portugal que permite reutilizar as páginas, num conceito de «whiteboard portátil», tem uma nova versão feita com ajuda de inputs de duas plataformas de inteligência artificial da OpenAI: DALL·E 2 e ChatGPT.
Este caderno recebe o nome Fun or Future? e tem uma caricatura de Albert Einstein, sobre um fundo verde, criada com recurso ao DALL·E 2, uma ferramenta que, a partir de instruções dadas por nós, consegue criar imagens.
«A escolha de Einstein pareceu-nos óbvia: foi e é um nome disruptivo na sua área – e que outrora causou o mesmo furor, dúvidas e dilemas que o próprio ChatGPT e todas estas ferramentas de IA estão a colocar», justifica Pedro Lopes, CEO da Infinitebook.
Já o ChatGPT foi usado para gerar uma citação de Einstein sobre IA, que a plataforma, obviamente, disse não existir, uma vez que o físico não viveu este avanço tecnológico.
Assim, a Infinitebook foi obrigada a usar outra frase sugerida pela plataforma de IA sobre «desenvolvimento tecnológico», que terá sido dita por Einstein: «Tornou-se terrivelmente óbvio que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa humanidade». A isto, o ChatGPT juntou uma opinião: «Algumas pessoas podem interpretar [esta ideia] como um aviso geral sobre a tecnologia, que inclui a IA».
O novo Infinitebook Fun or Future? (com quinze páginas A5) já está à venda no site da empresa por 14,99 euros.