Desde o seu lançamento que a Intel tem sido bastante clara quanto ao desenvolvimento do software das suas placas gráficas Arc Alchemist. Esta foi, aliás, uma das razões pelo qual estas placas gráficas demoraram tanto tempo a chegar ao mercado, e a Intel não esconde que ainda tem um longo caminho pela frente, especialmente no que toca a melhorar a compatibilidade com jogos que utilizem o DirectX 9.
Na realidade, as Arc Alchemist foram desenvolvidas e optimizadas para tirarem total partido das API mais recentes, nomeadamente DirectX 12 e Vulkan, razão pelo qual a compatibilidade e optimização com outras APIs estão a demorar mais do que o previsto. Segundo o portal alemão PC Games Hardware, que tem acompanhado de perto o desenvolvimento dos drivers da Intel, podemos esperar uma grande melhoria em breve.
Aparentemente, segundo relatos internos de funcionários na equipa de desenvolvimento dos drivers, foi identificada a origem na dificuldade da optimização de desempenho de alguns títulos, e garantem que no próximo lançamento de drivers, que vá ocorrer uma melhoria significativa de desempenho em todos os títulos, para todos os modelos da gama Intel Arc.
A PC Games Hardware aproveitou a ocasião para correr testes exaustivos a 66 dos principais títulos do momento, para determinar a qualidade dos actuais drivers da Intel, e deparou-se com alguns casos com falhas graves, como em Halo Infinite, Psychonauts 2 e Total War: Warhammer 3. Poderá consultar agora a lista dos títulos testados, e os seus resultados, incluindo os que permitem o uso de Ray Tracing: