Um artigo publicado na revista científica Matter mostra a utilização de robôs compostos por ‘Magnetoactive Phase Transitional Matter’, (MPTM), que conseguem passar do estado sólido ao estado liquido e depois voltar ao estado sólido. Ainda não estamos no ponto em que temos máquinas que mudam de forma como o T-1000 de Terminator 2, mas esta é uma demonstração que a tecnologia de materiais está a avançar muito rapidamente.
O T-1000 do filme era um robô concebido para matar, mas estes robôs estão a ser desenvolvidos para aplicações mais pacíficas, como por exemplo, entrar no sistema digestivo sob a forma de um objecto sólido, transformar-se em líquido para agarrar um qualquer objecto estranho e solidificar outra vez para sair do corpo.
Outra aplicação possível, é a substituição de peças em máquinas complexas sem ter de as desmontar completamente. O robô entra no dispositivo, e assume a forma da peça que se quiser substituir lá dentro. Na publicação, a equipa de desenvolvimento mostra estes robôs a percorrerem labirintos e percursos com obstáculos.
Os robôs foram criados por uma equipa de cientistas da Universidade Chinesa de Hong Kong, liderada pelo engenheiro Chengfeng Pan. São compostos por micropartículas de neodímio, ferro e boro misturadas com gálio, que atinge o ponto de fusão aos 29,8 graus centígrados.
Quando estão no estado sólido, o material consegue suportar o equivalente a 30 vezes a sua massa. Para passarem ao estado líquido, os robôs têm de ser colocados ao pé de campos magnéticos concebidos especificamente para cada aplicação. Estes campos magnéticos, conseguem manipular as partículas de ferro dentro do robô, o que dispensa a utilização de uma fonte de calor externa para passar de sólido a líquido.
Um outro exemplo demonstrado na publicação, foi o de um robô a transportar uma lâmpada numa placa de circuitos. Quando o robô chega aos terminais, passa ao estado líquido permitindo a passagem de corrente eléctrica para acender a lâmpada.
Já o vídeo de um robô com a forma de uma minifigure da Lego a passar pelas barras, é uma referência directa ao T-1000 de Terminator 2, mas ao contrário do robô do filme que depois de passar pelas barras volta sozinho à forma original, o do vídeo passa a líquido, “foge da prisão” e depois tem de entrar num molde que é arrefecido, para voltar à forma inicial.