A crise dos cabos adaptadores CEM5, também conhecidos como 12VHPWR, que fazem parte da nova norma ATX 3.0, e que passaram a ser obrigatórios para a nova geração de placas gráficas GeForce RTX 40 da Nvidia, continua a dar que falar. Depois de originalmente a Nvidia ter identificado a origem da grande maioria dos problemas, que se devia ao facto de os utilizadores estarem a encaixar indevidamente os cabos, começaram a surgir novos casos.
Purpose-built 12VHPW melted on an @NVIDIAGeForce 4090. Don’t tell me the user that bought and installed that was not aware of needing to seat it properly. https://t.co/omCi4c5kMx
— Kyle Bennett (@KyleBennett) January 18, 2023
Neste caso em concreto referem-se aos cabos adaptadores criados pela CableMod, uma empresa especializada na criação de cabos personalizados para os utilizadores que pretendam aprimorar o visual da caixa do seu PC. Aparentemente, já estão a surgir casos de utilizadores que derreteram os seus adaptadores da CableMod, que neste caso em concreto foi utilizado numa Gigabyte GeForce RTX 4090, que ficou naturalmente danificada.
O problema é que após a publicação das fotografias do adaptador danificado no Twitter, vários utilizadores e entusiastas prontamente confirmaram que a ficha do adaptador danificado tem marcas de ter sido mal encaixado na placa gráfica, indo assim ao encontro da declaração oficial da Nvidia, que o problema não está na concepção da ficha em si, mas na sua incorrecta utilização.
A CableMod foi rápida a reagir à situação, e publicou a seguinte resposta na publicação original no Reddit:
“Estamos tristes com o sucedido – Por favor, contacta os nossos serviços de apoio para podermos resolver a tua situação! Os nossos produtos têm garantia, e queremos sempre resolver os problemas dos nossos utilizadores.”
“A placa gráfica não está danificada (já entrámos em contacto com o visado), mas no caso de os nossos cabos danificarem algum componente, nós responsabilizamo-nos pelos danos. Isto é algo que já aconteceu no passado, num dos raríssimos casos em que estas situações podem ocorrer.”