Atualmente para começar a investir no mercado de valores não é mais preciso ser um especialista ou ter um capital inicial alto. Com a possibilidade de realizar investimentos de forma online, permitiu a democratização do conhecimento deste mercado e oportunidades de investir desde sua casa ou trabalho.
Investir de forma online traz consigo uma história acelerada, assim como o ritmo com que a internet e a tecnologia avançam. No final dos anos 90 e início dos anos 2000 apareceram locais onde era possível negociar no mercado de ações pela internet e pouco tempo depois existe uma grande variedade de plataformas que permitem operar com facilidade e segurança.
Empresas de tecnologia no mercado de investimentos
Além do crescimento acelerado o setor tecnológico tem se expandido cada vez mais, após a pandemia pelo novo coronavírus em 2020. Não podemos negar que esse é um dos setores mais prósperos, com grande importância na economia local e mundial, por oferecer a outros setores insumos fundamentais, seja no varejo quanto na indústria. Assim como uma grande capacidade para negociação a longo prazo, chamando também a atenção de investidores para trading de curto prazo.
Vinhos finos como investimento
Existem vinhos finos escassos e raros que se transformam em uma oportunidade rentável de investimento, capaz de atingir valores extraordinários. Conhecidos também como vinhos de luxo, o vinho de Bordéus é historicamente a base do mercado de vinhos finos, porém com a excelência da produção das uvas e vinhos hoje outros vinhos são elaborados de uvas como: Merlot, Chardonnay, Malbec ou Cabernet Sauvignon. Investimentos em vinhos são semelhantes a investimentos em carros clássicos, obras de arte, entre outros artigos de luxo. Atualmente os vinhos portugueses levam a 4ª posição no ranking mundial dos melhores vinhos finos do mundo.
O conceito de investimentos em vinhos se assemelha aos investimentos das bolsas de valores, entretanto oferece um risco menor. A OENO é a empresa regulamentada responsável pelos investimentos seguindo protocolos semelhantes ao da bolsa de valores.
Criptomoedas como investimento
O mercado das moedas digitais conta atualmente com 20.000 variedades de moedas aproximadamente. Para este ano além das moedas populares e clássicas como a Ethereum e a Bitcoin outras moedas digitais vem se tornando boas opções de investimentos como a Chainlink (LINK).
Para investir em criptomoedas é possível usar diversos instrumentos do mercado de investimentos como os fundos de investimentos, contratos por diferenças – CFDs, assim como realizar a compra da moeda diretamente como fazemos com o dólar, porém de maneira digital. As moedas virtuais são criptografadas e protegidas pelas plataformas de blockchain, tornando-as mais seguras contra falsificações e roubos. Empresas como a de energia, academias e outros comércios no país já aceitam pagamentos realizados com criptomoedas
Fundos de investimentos imobiliários
Outro setor que segue em alta, ainda que apresente diferentes níveis de riscos, são os fundos imobiliários. O mercado imobiliário está em ascensão desde 2021 onde as transações aumentaram 10%, cerca de 30 bilhões de euros quando comparado com os números de 2020.
No fundo de investimento é possível realizar aplicações com um valor pequeno, que será gerenciado por um gerente especialista que tem a função de realizar aplicações nos fundos imobiliários que tenham um rendimento maior e observar a movimentação do mercado.
Antes aplicar dinheiro em um investimento, procure por informações em fontes seguras e estude o mercado e como funciona cada instrumento, realize estratégias e tenha um planejamento. Não invista por impulso, pois este mercado apresenta grandes riscos, por seguir tendências nacionais e internacionais deixando-o volátil.
Plataformas de corretoras de investimentos permitem que usuários em todo o mundo negociem sem riscos tecnológicos, oferecendo também uma grande quantidade de conteúdo informativo para ajudá-los a investir com segurança, tomando decisões lógicas antes de investir.