A nipónica Citizen apresentou-se no CES 2023, em Las Vegas, com a segunda geração da sua família de relógios inteligentes CZ Smart, que vêm equipados com a terceira geração do sistema operativo Google Wear OS, com formatos e designs para todos os gostos, embora agora limitados a ecrãs com 41 e 44 mm, bem mais compacto que o modelo de primeira geração de 46 mm.
Apesar da dimensão da estrutura, ambas as versões utilizam um ecrã AMOLED de 1.28 polegadas, estando os mesmos equipados, internamente, com um processador Qualcomm Snapdragon Wear 4100+, 1 GB de memória RAM e 8 GB de armazenamento. A bateria garante 24 horas de utilização, e pode ser completamente carregada em 40 minutos.
[ngg src=”galleries” ids=”49″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]Ambos os modelos utilizam encaixe padrão de 22mm, o que permite a fácil substituição de braceletes por outro modelo ao seu gosto. Estão incluídos sensores para monitorização do batimento cardíaco, oxigenação do sangue, iluminação ambiente, altímetro, barómetro, acelerómetro e giroscópio, bem como as principais ligações, que permitem serem plenamente utilizados por smartphones Android e iOS.
Utilizando a aplicação móvel CZ Smart YouQ, estes relógios conseguem medir comportamentos do utilizador, alertando-o da aproximação de momentos de fadiga para evitar esforços excessivos durante os exercícios. Isto só é possível porque todo o processamento (neural) da solução foi desenvolvida em conjunto com a NASA e o Watson Studio Workspace da IBM.
[ngg src=”galleries” ids=”48″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]Estes modelos iniciarão a sua comercialização nos EUA já durante o presente mês de Janeiro, com preços que começam nos 350 dólares para os CZ Smart de 41 mm, nas cores Rose Gold, Silver, Gold e Black. Já a variante de 44 mm estará disponível a partir de 375 dólares, nas cores Silver/Silver, Black/Black, Silver/Black, Silver/Blue e Gold/Black. Não há previsão de chegada, e preços, para Portugal.