A tecnologia de upscaling em tempo real de imagem por Inteligência Artificial da Nvidia, presente nas placas gráficas RTX, é usada normalmente para melhorar a qualidade de imagem e o desempenho em jogos. Contudo, a empresa planeia trazer esta tecnologia para o streaming de vídeos através da web em Fevereiro, para os utilizadores com gráficas de arquitectura Ampere e Ada Lovelace.
A Nvidia anunciou que, a partir de Fevereiro, os PC com placas gráficas das séries RTX 40 ou 30 vão poder fazer upscale de vídeo com resolução 1080p para 4K nos browsers Google Chrome e Microsoft Edge. Não foi explicado porque é que esta funcionalidade não vai poder ser usada em sistemas com placas gráfica RTX 20, que têm uma funcionalidade DLSS semelhante à das placas da série 30.
Este anúncio fez parte do evento Nvidia Studio em que a empresa anunciou as suas novidades na CES 2023. Nesta apresentação, a Nvidia publicou um pequeno vídeo que mostra o potencial desta funcionalidade. No vídeo, pode ver-se uma comparação entre um vídeo de gameplay de Apex Legends a 1080p e o mesmo vídeo com a aplicação de upscaling para 4K.
A demonstração não mostra muito movimento e o que aparece é lento, por isso não se consegue perceber como é que a tecnologia Video Super Resolution consegue lidar com vídeos com movimento rápido ou transições.