O Instagram lançou novas funcionalidades de segurança, que incluem uma página onde os utilizadores podem reportar e resolver problemas com o acesso às suas contas. Para além de ajudar quem já não se lembra da password, esta funcionalidade também será muito útil para quem teve a conta hackeada.
Se um utilizador não conseguir entrar no Instagram, pode visitar esta página. O serviço vai fazer uma série de perguntas, começando por perguntar se a conta foi hackeada, se o utilizador se esqueceu da password, se há alguém a fazer-se passar por ele na rede, se perdeu o acesso à funcionalidade de autenticação de dois passos ou se conta foi bloqueada. Assim que o utilizador escolher a razão que o impede de aceder ao Instagram, será guiado por uma série de passos que, no final, lhe vai permitir voltar a aceder à conta.
Um dos métodos que podem ser usados para verificar se a conta pertence realmente a um utilizador, é pedindo a terceiros que confirmem a identidade. Se um utilizador perder o acesso ao Instagram, pode pedir a dois amigos para lhe verificarem a identidade. O Instagram começou a testar esta funcionalidade no início deste ano e agora, finalmente, está disponível para todos os utilizadores. A confirmação de identidade pelos amigos tem de ser feita em 24 horas. Assim que o fizerem, a password será reposta.
Para além desta nova funcionalidade, o Instagram está a implementar mais medidas para tornar mais difícil ou roubo das contas dos utilizadores. O serviço está a remover automaticamente contas que são consideradas fraudulentas, como as que se fazem passar por outros utilizadores. Também está em desenvolvimento uma funcionalidade que manda uma mensagem automática quando uma conta considerada falsa faz pedidos para seguir outros utilizadores. Esta funcionalidade também se vai aplicar às contas oficiais de empresas.
Os selos que indicam que as contas são certificadas, também vão começar a aparecer em mais locais. Para além das páginas de perfil, também vão começar a aparecer nas Stories e nas mensagens. Mais tarde, vão começar a aparecer nos feeds. Segundo o Instagram, isto serve para que os utilizadores tenham a certeza de que estão a interagir com as contas reais.