Os novos Model S e Model X, lançados durante o presente ano, que incluem o interior totalmente remodelado, destacam-se por incluírem um novo sistema de infoentretenimento de alto desempenho, que incluí um ecrã táctil de 17 polegadas de 2200×1300 píxeis de resolução, e uma APU AMD capaz de gerar 10 TFLOPs de processamento gráfico (FP32), equiparável a uma Sony PlayStation 5.
Porém, até ao momento, este sistema apenas permitia a realização das tarefas tradicionais de um sistema de infoentretenimento, para além da óbvia gestão de todos os sistemas dos modelos em questão. Com a chegada da “Actualização de Natal” (versão 2022.44.25.1), a Tesla garante que esses modelos passarão a poder assumir o papel de uma consola de jogos de última geração, através da integração da plataforma Steam.
You can play Cyberpunk, Elden Ring and 1000s of other games in your *car* with an epic sound system!! https://t.co/F25Qu6HJ63
— Elon Musk (@elonmusk) December 14, 2022
Uma vez que o sistema estará integrado à plataforma Steam, os utilizadores poderão descarregar os seus perfis de jogo, e continuar a jogar no carro jogos como Cyberpunk 2077 enquanto carrega a bateria do seu Tesla. Sim, por questões de segurança, só será possível jogar com a viatura totalmente parada. Outra particularidade desde sistema é a possibilidade de usar periféricos (via Bluetooth), como um comando, um rato ou teclado.
No total, a plataforma Steam garante que praticamente todos os títulos disponíveis na consola portátil Steam Deck podem ser jogados neste sistema de infoentretenimento da Tesla, e que todos os jogos foram devidamente verificados e validados para garantirem um bom desempenho (acima de 30 fps).
Elon Musk não excluí a possibilidade de lançarem uma solução retrofix, que permita a actualização dos sistemas de infoentretenimento de modelos mais antigos, embora sem qualquer previsão para a mesma.