As autoridades aduaneiras chinesas prenderam uma mulher que estava a tentar entrar no país com 202 CPU da Intel e 9 iPhones que estavam colados na cintura, por baixo de uma falsa barriga de grávida.
A mulher, estava a tentar atravessar a fronteira entre Macau e Zhuhai, uma cidade da província de Guangdong, perto de Hong Kong. A mulher vestia um vestido de grávida, mas um dos guardas da fronteira notou que os movimentos da mulher não estavam de acordo com os de uma mulher no terceiro trimestre de gravidez. Os guardas perguntaram-lhe acerca da gravidez e ela disse que estava no quinto ou sexto mês, mas, aparentemente, parecia estar no final. A senhora foi revistada e os agentes descobriram a barriga falsa com o hardware.
A senhora transportava 202 processadores Intel e nove iPhones, que estavam colados à volta do abdómen com fita-cola. Numa foto partilha nas redes sociais chinesa, os processadores parecem ser Alder Lake ou Rocket Lake. Os iPhones são, aparentemente iPhone X ou XS. Se os processadores forem topo de gama, o valor total da apreensão pode chegar aos 100000 euros.
Este caso não é único. O contrabando de material informático tem-se tornado atractivo nas fronteiras da China devido às altas taxas cobradas para se conseguir importar legalmente estes produtos para o país.
Em Março, um homem, que transportava 160 processadores e 16 smartphones dobráveis foi preso no porto de Gongpei. O recorde do número de processadores contrabandeados pertence a dois camionistas que estavam a regressar de Hong Kong com 256 processadores. Já o recorde para o maior número de telefones contrabandeados, pertence a um homem que tentou passar a fronteira de Hong Kong com 146 iPhones.