Estão disponíveis tantas propostas da headsets para jogos com preços a rondar os 100 euros, que é complicado escolher. Por isso, há que olhar para as especificações e, acima de tudo, experimentá-los antes de os usar para avaliar se a qualidade do som de adapta à forma como ouve.
Estes Arctis Nova 3 da SteelSeries são uma destas propostas. E, como membros da família de headsets Arctis, têm uma reputação a defender.
Evolução
Por fora, o design é muito semelhante ao dos outros membros da família, mas há diferenças. Os auscultadores do Nova 3 são mais pequenos que os dos outros Arctis e têm um design mais oval, em oposição aos outros, que tinham um design rectangular com cantos arredondados. A SteelSeries optou por usar o tradicional elástico para ajustar a posição dos altifalantes, mas em vez de usar um velcro para aumentar ou reduzir o comprimento do elástico, utilizou um elástico mais curto, com sistema de ancoragem com 3 pequenos pinos de cada lado. O arco plástico que fica por cima da cabeça também é um pouco mais curto. Para compensar, os suportes dos altifalantes são telescópicos, ao contrário dos outros modelos.
Uma outra funcionalidade que a SteelSeries voltou a utilizar nos Arctis Nova 3, foi o microfone retráctil. Como se costuma dizer: em equipa que ganha não se mexe.
Como é hábito, os controlos estão do lado esquerdo e são compostos por um interruptor para ligar e desligar o microfone e um potenciómetro para o volume. No auscultador do lado direito está um interruptor que serve para ligar e desligar a iluminação LED.
Do lado esquerdo, também está presente a entrada USB Type-C. Esta entrada pode ser usada para ligá-los directamente ao computador quer por USB, quer através de entrada analógica de 3,5 mm. Estão incluídos um cabo USB Type-C para USB Type-C, uma extensão que é, ao mesmo tempo, um conversor de USB Type-A para USB Type-C e também um cabo USB Type-C para analógico de 3,5 mm.
A qualidade do som
Depois de ter testado vários modelos Arctis ao longo de vários anos, posso dizer que, ligando directamente Nova 3, sem mexer nas definições de som, a qualidade do som está um pouco abaixo do que é habitual. Só depois de instalar o software SteelSeries GG é que se consegue mexer na equalização e assim melhorar a dinâmica do som.
Out of the box, o som não tem grande profundidade, os graves são tímidos e os agudos não têm muito brilho. Depois de mexer na equalização, consegue-se realçar os graves e os agudos melhorando substancialmente a qualidade geral do som. Ainda assim, nota-se que estes Nova 3 não têm o vigor e a definição de som de outros modelos.
A qualidade e definição do som do microfone são excelentes e estão ao nível de outros modelos mais caros da SteelSeries.