O primeiro estudo de «percepção associada à reputação das marcas de luxo em Portugal», feito pela consultora OnStrategy, coloca uma empresa de tecnologia no primeiro lugar: a Bang & Olufsen.
Esta marca dinamarquesa, especializada em equipamentos de áudio, reuniu a melhor pontuação global (78,3), uma média dos valores das categorias de reputação emocional e racional: 78,7 e 77,9, respectivamente.
A Apple está no segundo lugar, a apenas 0,9 pontos – contudo, a marca da maçã é a melhor, em Portugal, em reputação emocional, com 79,2 pontos; na racional, chegou aos 75,6.
No top 50 da OnStrategy, está apenas mais um nome ligado à tecnologia: a Samsung (18.º lugar, 74,9), embora não se possa considerar, de forma geral, uma marca de luxo. A primeira empresa nacional deste ranking é a Vista Alegre, em décimo lugar, com 75,8 pontos.
Segundo a OnStrategy, este ranking foi elaborado em «conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira) e foi feito com recurso a um «trabalho de campo contínuo durante 52 semanas», com inquéritos telefónicos, online e presenciais a «mais de sete mil cidadãos» das classes A e B.
Os detalhes sobre os estudos da OnStrategy podem ser vistos aqui.