Segundo os dados mais recentes, o segundo trimestre de 2022 foi difícil para os fabricantes de placas gráficas e particularmente para a Nvidia. Principalmente quando são comparados com os dados do trimestre anterior. No geral, as vendas no segmento das placas gráficas para computadores caíram para valores que não se viam há dois anos. A quebra não se limita aos GPU, o segmento dos processadores também foi afectado.
Os últimos dados publicados pela empresa de estudos de mercado Jon Peddie Research não mostram uma imagem muito alegre do mercado das placas gráficas e nomeadamente para a Nvidia. O mercado contraiu fortemente, depois de um grande aumento de vendas durante os piores tempos da pandemia. A inflação crescente e a turbulência da economia são as principais razões dadas para esta quebra.
Os dados da JPR dizem que foram vendidos 84 milhões de GPU no segundo trimestre de 2022, uma queda de 14,9% em relação ao primeiro trimestre. Se olharmos para os números individuais, a quebra de vendas do hardware AMD foi de 7,6%, a da Intel 9,8% e da Nvidia uns impressionantes 25,7%.
Os valores são ainda piores no caso das placas gráficas para PC de secretária. As vendas deste tipo de hardware caíram 22,6% no segundo trimestre de 2022, para cerca de 10,7 milhões de unidades. O valor mais baixo desde o segundo trimestre de 2020.
O mercado dos CPU também não teve um grande desempenho. As vendas caíram 7% em relação ao trimestre anterior e 37,7% quando comparadas com as do mesmo período do ano passado. Já as vendas de tablets ficaram mais ou menos na mesma.
Segundo os últimos resultados financeiros publicados pela Nvidia, os resultados da divisão de jogos caíram mais de mil milhões de dólares em relação aos do ano passado. A empresa tem estado a tentar desfazer-se do excesso de stock de GPU RTX 3000, através de uma baixa acentuada de preços, antes da chegada da nova geração de processadores gráficos. Mas, segundo algumas notícias, a baixa de preços não tem resultado como se esperava. A solução será uma maior redução de preços ainda maior em Setembro.