A Corsair revelou que vai ter um SSD NVMe com interface PCI Express 5 que pode atingir velocidades de leitura sequencial até aos 10000 MB por segundo. Estes valores podem dar uma ideia das velocidades que os sistemas de armazenamento vão conseguir atingir quando estiverem disponíveis os processadores de próxima geração, os Intel Raptor Lake e os AMD Ryzen 7000 que são compatíveis com estas unidades PCI Express 5.
Há apenas 3 anos, as primeiras drives NVMe PCI Express 4 conseguiam velocidades da ordem dos 7000 MB por segundo. Agora, segundo as imagens publicadas pela Corsair, os futuros modelos das drives NVMe MP700 PCI Express 5.0 podem chegar aos 10000 MB por segundo em leitura sequencial e aos 9500 em escrita sequencial.
Na zona dedicada aos produtos para os novos processadores no site da Corsair, a empresa publicou a imagem acima com a frase “Say goodbye to loading screens” (diga adeus aos ecrãs de carregamento). Na imagem, é comparada a velocidade de vários SSD PCI Express 3 e PCI Express 4 com a dos novos MP700 que são PCI Express 5.
Como é de esperar, as velocidades anunciadas são sempre obtidas em ambientes controlados. Na vida real, os valores obtidos são sempre um pouco mais abaixo. Esperamos poder testar uma destas drives quando forem lançadas para perceber se chegam mesmo ás velocidades anunciadas pela Corsair.