No início do mês, a Microsoft surpreendeu todos ao voltar atrás na utilização da funcionalidade de bloqueio automático da execução de macros nas aplicações que compõem o Office. Pouco tempo depois, a empresa esclareceu que planeava reintroduzir a funcionalidade depois de “algumas alterações adicionais, para melhorar a usabilidade”. Agora, a Microsoft está, mais uma vez, pronta para começar a bloquear a execução automática de macros descarregadas da Internet nas aplicações do Office. A empresa actualizou a sua documentação com indicações passo a passo para explicar o que os utilizadores podem fazer com uma macro que foi bloqueada.
Segundo as novas regras, os utilizadores verão um aviso de segurança, sempre que tentarem abrir um ficheiro do Office descarregado da Internet que contenha uma macro. A mensagem terá um botão ‘Saber mais’, que está ligado a uma página de apoio técnico que descreve os riscos de abrir ficheiros que contenham macros. Este artigo contém também instruções para permitir a execução da macro, no caso de o utilizador confiar no ficheiro. Pode ver esta página de apoio técnico da Microsoft aqui.
A Microsoft diz que o feedback menos positivo por parte dos utilizadores fez com que a empresa suspendesse o bloqueio da execução das macros e a dar mais e melhor informação acerca desta alteração ao funcionamento do Office. A nova documentação inclui informação que os utilizadores precisam para perceber a forma como o Office determina se bloqueia ou não a execução de macros em ficheiros descarregados da Internet, que versões do Office são afectadas pelas novas regras, como permitir a execução de macros em ficheiros confiáveis e como os utilizadores se podem preparar para as alterações.
A partir de 27 de Julho, a Microsoft vai começar a bloquear a execução automática de macros no Access, Excel, PowerPoint e Word, nas versões 2206 ou superiores do Office. O objectivo do bloqueio da execução de macros em ficheiros Office descarregados da Internet é minimizar ou eliminar um método de infecção com malware e ransomware que é muito usado por atacantes.