Esta semana, a Google anunciou que já não vai rejeitar a entrada na loja Google Play de apps para Android, que usem sistemas de pagamento alternativos ao da própria loja de forma a cumprir o que está estipulado no Regulamento dos Mercados Digitais (DMA), recentemente aprovado pela Comissão Europeia.
Se os responsáveis pelas aplicações optarem por continuar a usar o sistema de pagamento da loja, a Google irá ficar com 15% do valor da transacção, se optarem por usar o seu próprio sistema de processamento de pagamentos, a comissão da Google reduz-se para 12% do valor da transacção. Quem quiser optar por um sistema de pagamentos alternativo, pode registar-se aqui.
Para já, esta alteração aplica-se apenas a apps que não sejam jogos. A Google planeia criar um sistema diferente para os pagamentos que sejam feitos a partir de jogos antes que o DMA entre em vigor no Outono.
A União Europeia adoptou o DMA no início deste mês. Entre outras coisas, este regulamento obriga as grandes plataformas digitais que operem dentro da União Europeia, a permitirem aos seus clientes escolherem um sistema de processamento de pagamentos que quiserem.
No ano passado, a Coreia do Sul aprovou uma lei semelhante e embora a Google e a Apple tenham feito alterações para cumpri-la, a solução adoptada pela Google levou a um aumento de preços das aplicações Android no país.
Fora de Europa, a Google obriga todas as aplicações que estejam na loja a usarem o seu próprio sistema de pagamento, o que resultou numa batalha judicial com a Epic Games e a Bandcamp.