Quando o novo processador AMD Ryzen 7 5800X3D foi lançado, a AMD rapidamente deu a entender que tinha bloqueado todo o tipo de optimizações deste processador, para garantir a fiabilidade desde componente, que estreia a inovadora tecnologia de memória cache empilhada, usando a tecnologia 3D V-Cache.
O que ninguém esperaria era que um utilizador nos fóruns da MSI decidisse partilhar uma BIOS Beta, modificada exclusivamente para a motherboard MSI MEG X570 Unify, que permite desbloquear várias definições nos menus, que permitem optimizar este processador.
Através dessas novas definições, é possível activar-se o Precision Boost Overdrive (PBO), ajustar o offset da alimentação do processador, bem como o Curve Optimizer, que permite usar alimentações menores para reduzir o consumo de energia.
Juntamente com estes screenshots das definições na BIOS, foram revelados benchmarks realizados após a utilização de estas definições novas, e registaram um aumento de 4.7% de desempenho no teste multi-core do Cinebench R23, com o teste de single-core a registar menos de 1% de aumento.
Como seria de prever, nem a AMD nem a MSI recomendam a alteração destes parâmetros neste processador.