Após a recente apresentação da nova gama de computadores da Apple, ficou claro que o novo Apple M2 Silicon é a nova referência em termos de processadores para computadores portáteis, não só em termos de desempenho como em termos de eficiência energética. Porém, parece que a Apple não vai estar sozinha neste mercado, já que a Qualcomm, que já tinha anunciado os novos processadores Snapdragon 8cx Gen3, pretende assumir a liderança do segmento.
Esta afirmação foi feita pelo próprio CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, que garantiu que com a recente aquisição da Nuvia, que a Qualcomm tem agora todas as ferramentas para conseguir desenvolver processadores ARM de alto desempenho, capazes até de superar a actual gama de processadores Snapdragon, em termos de desempenho de CPU, GPU e processamento neural.
Esta aposta não é, própriamente, uma novidade, já que a Qualcomm tem fornecido processadores ARM Snapdragon a diversos fabricantes de computadores, mas até então, a procura não tem sido a esperada. Cristiano Amon acredita que, graças ao trabalho feito pela Apple, em convencer os utilizadores das vantagens dos processadores ARM, em vez dos tradicionais x86, que agora sim, a Qualcomm, poderá crescer neste segmento, e tornar-se na nova referência.