A Broadcom anunciou que planeia comprar a VMware num negócio que está avaliado em 61 mil milhões de dólares. A compra também quer dizer que a Broadcom vai assumir a dívida de 8 mil milhões de dólares da VMware.
A Broadcom é conhecida pelo desenho e fabrico de uma vasta gama de semicondutores, incluindo chips Wi-fi, Bluetooth e GPS que são usados em muitos smartphones e routers.
A VMware é uma empresa que desenvolve tecnologias de cloud e virtualização. A empresa foi criada em 1998 e foi comprada pela EMC em 2004. Em 2016, começou a fazer parte da Dell, depois da compra da EMC. No ano passado, voltou a ser uma empresa independente.
Se o negócio se concretizar, a Broadcom vai mudar o nome do Broadcom Software Group para VMware e vai incorporar o portefólio de produtos de software para infra-estrutura e segurança na VMware.
Michael Dell, que detêm mais de 40 por cento das acções da Dell e a empresa de investimento Silver Lake, que detém 10 por cento, aprovaram o negócio.
No passado recente, a Broadcom tentou comprar a Qualcomm por mais de 100 mil milhões de dólares. Mas o negócio foi bloqueado pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, justificando o bloqueio com potenciais problemas de segurança nacional.