O PDF foi desenvolvido para ser um formato para partilha de documentos que inclui dados visuais e de texto. O PDF provou ser o formato mais aceite para a partilha de informação por uma grande quantidade de soluções como as DjVu, Envoy, PostScript, etc.
Desde o início do formato Adobe PDF no final dos anos 90 e depois do formato aberto em 2008, a necessidade de soluções de gestão de ficheiros PDF tem crescido muito, à medida que o PDF tem ganho aceitação e popularidade pela sua excelente leitura, portabilidade e compatibilidade com vários programas diferentes.
Agora que quase todos precisam de uma boa ferramenta de gestão de PDF, o único problema é escolher a que mais se adequa às necessidades dos utilizadores, a partir das muitas que estão disponíveis. Neste artigo, vamos ver uma das melhores escolhas: o PDFgear, um conjunto de ferramentas gratuito e poderoso que responde a todas as necessidades de gestão de ficheiros PDF.
Funcionalidades do PDFgear
O site do PDFgear tem uma interface concisa e limpa que divide tipos diferentes de ferramentas: PDF Converter (conversor de PDF), Compress PDF (compressor de PDF), Edit PDF (editor de PDF) e Read PDF (leitor de PDF). A categoria All PDF Tools permite ver todas as ferramentas do PDFgear.
Pode percorrer a janela para ver os testemunhos dos utilizadores e mais ferramentas para PDF.
Conversões de PDF
Na homepage do site, o PDFgear oferece um conjunto completo de ferramentas de conversão de ficheiros PDF que permitem convertê-los de PDF para vários tipos de documentos e vice-versa.
A aplicação é permite converter para os formatos mais populares: PDF para Excel, PDF para Word, PDF para PPT, PDF para JPG, PDF para PNG, Word para PDF, JPG para PDF, HEIC para PDF, PNG para PDF.
Em todas as ferramentas de conversão, é possível arrastar os ficheiros PDF para a janela do site para dar início ao processo de conversão. O ficheiro é enviado automaticamente, processado e convertido para o formato desejado.
Num ficheiro com 200 MB, todo o processo demora cerca de 2 segundos, incluindo o carregamento dos ficheiros, processamento e conversão.
A imagem abaixo, mostra o conversor PDF para Word do PDFgear.
Compressão de PDF
Ao clicar no botão Compress PDF, na homepage do PDFgear, acede-se à ferramenta online de compressão de ficheiros PDF. Tal como acontece com as ferramentas de conversão, neste caso também se podem arrastar directamente os ficheiros para a janela do site para dar início à compressão.
Para que consiga personalizar a o tipo de redução do espaço ocupado pelos ficheiros PDF, estão disponíveis três modos:
– Low Compression: permite um rácio de compressão de 30% sem perdas de qualidade
– Medium Compression: um modo intermédio que tenta equilibrar o rácio de compressão com a qualidade da imagem
– Strong Compression: permite um rácio de compressão de 90%
O módulo de compressão do PDFgear funciona com tecnologia MRC, que ajuda a reduzir ao máximo o espaço ocupado pelo documento, mantendo a qualidade original.
Edição de PDF
Se o utilizador clicar em Read PDF ou em Edit PDF na homepage do PDFgear, será transportado para a ferramenta que permite simultaneamente ler e editar ficheiros PDF.
Num ecrã limpo e intuitivo, o utilizador pode ler ficheiros PDF com ampliação personalizada, com antevisões de página. Estão disponíveis várias ferramentas para se tirarem notas o assinar digitalmente documentos PDF, que incluem:
– Possibilidade de sublinhar e rasurar texto de um documento
– Adicionar desenhos, texto, ou assinaturas a documentos PDF
– Adicionar campos de assinaturas padrão ou personalizados aos PDF
– Personalizar os limites, tipos de letra e opacidade das anotações
– Desenhar ou adicionar texto a um PDF
– Aplicar formas ou calibragens a um PDF
– Imprimir para PDF, OneNote ou Print to PDF da Microsoft
Facilidade de utilização do PDFgear
Ninguém quer uma curva de aprendizagem muito acentuada numa ferramenta online, por isso o PDFgear pode ser utilizado facilmente por utilizadores principiantes.
Com as ferramentas do PDFgear, as conversões, compressão e edição dos ficheiros PDF estão implementadas de uma forma intuitiva que permite fazer drag and drop e, por vezes, têm de se dar alguns cliques. Mas é tudo.
Se o utilizador tiver dúvidas, pode esclarecê-las através da equipa de suporte técnico que pode contactada através do site ou através de uma mensagem via Facebook.
Para além disso, o PDFgear tem um blogue com tutoriais para ajudar os utilizadores a usarem as várias ferramentas para ficheiros PDF. Por exemplo, pode aprender a “hiper-comprimir” um ficheiro PDF com um dos tutoriais do blogue.
PDFgear, ferramentas online sem registo
Curiosamente, o PDFgear é um serviço online que não obriga a um registo, o que é uma grande vantagem em relação à concorrência.
Se já usou outras ferramentas online para o tratamento de ficheiros PDF, já deve ter percebido que a maioria destes serviços a certa altura do processo de conversão, compressão ou de edição, pedem-lhe para se registar de forma a poder continuar.
Claro que, qualquer pessoa acha tudo isso aborrecido. Afinal, quem é que gosta de ser interrompido a meio de um trabalho? Isto não acontece com o PDFgear, porque todas as funcionalidades estão sempre disponíveis a todos os utilizadores.
PDFgear: Segurança
A segurança dos utilizadores é um dos aspectos mais importantes de um serviço online. O PDFgear tem padronização ISSO 32000 e usa encriptação TSL e SSL.
O PDFgear não guarda nenhum dos ficheiros que são convertidos ou os dados que são gerados a partir do comportamento dos utilizadores.
Estes ficheiros e dados são apagados completamente do servidor do PDFgear assim que o utilizador abandona o site.
Compatibilidade
Como serviço baseado na web, o PDFGear foi desenhado para ser compatível com os principais dispositivos, incluindo Windows 10, Windows 11, macOS, Linux, Android e iOS. Se estiver a trabalhar num computador, o PDFgear pode perfeitamente ser utilizado a partir de um browser, como o Chrome ou o Edge.
O PDFgear também funciona em dispositivos móveis com vários browsers (Chrome, Safari, Firefox e Opera), o design do site é responsivo, por isso adapta-se à maioria dos ecrãs dos dispositivos móveis.
Versão robusta para computadores
Para além de ser uma ferramenta online muito útil, o PDFgear também está disponível numa versão para computador, que também é de utilização gratuita. Para quem não gostar, ou quiser, instalar software nos seus dispositivos, aqui ficam as razões para optar pela aplicação do PDFgear:
– Não tem publicidade, não tem versão premium, nem instala software extra
– Suporta a conversão de conjuntos de ficheiros
– Processamento mais rápido de ficheiros de grandes dimensões
– Funciona sem estar ligado à Internet
– Actualizações regulares
Conclusão
O PDFgear é uma boa ferramenta online gratuita para o tratamento de ficheiros PDF, que é adequada a todos. No entanto, não é perfeita, por isso deve testá-la para ver se tem as funcionalidades de que precisa.
Prós do PDFgear
– Completamente gratuito, sem custos escondidos de qualquer tipo
– Acesso ilimitado a todas as funcionalidades a custo zero
– Sem problemas, sem publicidade e sem marcas de água
– Conversão e compressão de ficheiros rápida
– Interface simples de usar
– Tem todas as funcionalidades de gestão de ficheiros PDF num único lugar
– Vasta compatibilidade com formatos de input e output
Contras do PDFgear
– Algumas ferramentas bloqueiam ocasionalmente
– Não permite fazer overlay de imagens nos documentos
– A funcionalidade de sublinhar só funciona em texto
– Não dispõe de funcionalidade de apagamento no editor de PDF
– Não dispõe de uma funcionalidade para guardar documentos pessoais na cloud
– Não tem aplicação para dispositivos móveis que permita editar, converter ou digitalizar
Como foi mencionado antes, se necessita de uma ferramenta de gestão de ficheiros PDF, então o PDFgear é uma excelente opção gratuita. Sem ter de pagar nada, pode converter, comprimir e editar documentos PDF de uma forma intuitiva e eficiente.
Tal como qualquer aplicação, o PDFgear tem prós e contras, por isso é o utilizador que decide se esta ferramenta é a mais adequada para as suas necessidades.