O Facebook acaba de anunciar uma actualização à rede social: a partir desta semana, os utilizadores nacionais passam a ter acesso à publicação e visualização dos Reels, um tipo de vídeo que já exista no Instagram.
Basicamente, os Reels são vídeos de um minuto, na vertical, que o Instagram lançou para responder à popularidade que o Tik Tok ganhou com este formato de conteúdo; as gravações podem incluir músicas, efeitos de som e de gráficos, banners e stickers. Esta “receita” já tinha sido copiada pela Google, no YouTube, com os Shorts.
«Neste momento, o vídeo representa quase metade do tempo que as pessoas passam no Facebook e o Reels é o formato de conteúdo da Meta que mais cresce no Facebook e no Instagram. Nesse sentido, a empresa está focada em tornar o Reels a melhor maneira de os criadores serem descobertos, se conectarem com o público e ganharem dinheiro», diz a Meta em comunicado.
Juntamente com Portugal, os Reels do Facebook chegam a mais 175 países. Como é habitual nestas actualizações, a disponibilidade é incremental, o que significa que, num primeiro momento, alguns utilizadores vão poder já ver os Reels na sua conta, enquanto outros têm de esperar mais uns dias.