A Nvidia e a Jaguar Land Rover tornaram-se parceiras com o objectivo de desenvolver uma nova plataforma tecnológica, a Nvidia Drive, que será standard a partir de 2025 nos automóveis desta marca britânica.
Em concreto, esta ligação entre as duas marcas traduz-se em num conjunto de «serviços digitais conectados, segurança de nova geração» e, talvez, naquela que será a principal inovação desta “subida de nível” na Jaguar Land Rover: «Condução autónoma baseada em inteligência artificial».
A Nvidia Drive inclui ainda vários recursos que já existem noutros automóveis há alguns anos, como por exemplo, o «estacionamento automático» e a «assistência ao condutor».
Cérebro é um SoC com 254 TOPS
Esta plataforma tem como base a arquitectura Nvidia Drive Hyperion, que permite o desenvolvimento de sistemas de condução adequados aos níveis de condução autónoma 2 (automatização parcial, onde se inserem sistemas como o cruise control adaptativo e a travagem automática) e 3 (condução semi-autónoma, em que o automóvel reconhece sinalização e consegue fazer ultrapassagens, se o condutor der autorização com os “piscas”, por exemplo).
Com a Hyperion vêm ainda os softwares Drive AV e Drive IX (que dão informação em tempo-real ao condutor) e o “cérebro” que vai controlar os automóveis, o system-on-a-chip Orin, como uma capacidade de processamento de 254 TOPS (triliões de operações por segundo).
Estratégia Reimagine ao “colo” da Nvidia
De acordo com a Nvidia, este chip tem como objectivo ser aplicado em sistemas de condução autónoma até ao nível máximo, o 5, em que o condutor não tem qualquer controlo sobre o que se passa a bordo, sendo o automóvel que toma todas as decisões.
A parceria com a Nvidia é vista pelo CEO da Jaguar Land Rover, Thierry Bolloré, como um «factor-chave para materializar a estratégia Reimagine [re-imaginar]», cujo objectivo é «definir novos padrões de qualidade, tecnologia e sustentabilidade».