Num mundo cada vez mais acelerado, as metodologias ágeis são uma tendência crescente, pois permitem acelerar o desenvolvimento de tarefas e projetos, sem perder o rasto do seu progresso. Os programas com esta metodologia são, regra geral, simples de usar, com uma menor curva de aprendizagem, gratuitos ou de baixo custo e de boa integração com outras ferramentas. Para fazer frente a esta demanda de agilidade, um dos sistemas de organização mais adoptados, não só por empresas, mas por individuais é o Kanban. Este programa oferece uma visão geral das tarefas a realizar, num método padronizado de três passos principais: lista de tarefas, a fazer e feito, onde cada tarefa será movida para cada estágio do seu desenvolvimento.
O Asana preenche todos os requisitos mencionados acima e muito mais, acabando por ser uma das soluções mais usadas. Mas, como ‘não há bela sem senão’, esta plataforma não só não é de código aberto, como não permite instalação local. Isto pode ser uma limitação a considerar, porque estará a confiar não só num software cujo código desconhece, como irá dar gestão dos seus dados a terceiros. Se quiser ter algo semelhante ao Asana, com a vantagem de sermos nós a controlar os dados, as seguintes ferramentas podem ser boas soluções.
Wekan
O Wekan é uma óptima alternativa (sem versão paga) para instalação local, no seu desktop ou num servidor. Usa o método de quadro Kanban, permite importar o que já tiver no Trello, tem um sistema de ‘drag and drop’ que simplifica o uso, é altamente personalizável e permite instalação de várias maneiras e em vários dispositivos, inclusive em modo offline num smartphone Android (também há uma versão iOS). No site oficial pode ver toda a documentação com o passo a passo para instalação.
wekan.github.io
Leantime
O Leantime é uma ferramenta de gestão de projectos escrita em PHP e Javascript com MySQL.
Uma característica diferenciadora é a prioridade que dá a ideias inovadoras, em encontrar estratégias para o seu desenvolvimento e, depois, a preparar um plano de acção para as concretizar, usando para o efeito um gestor de tarefas. A lista de tarefas pode ser visualizada no formato Kanban ou Backlog; no caso do segundo, a lista de tarefas é organizada por prioridades e, normalmente, acompanhada por um mapa organizacional. A instalação local é feita via docker container, mas há uma versão paga. Esta ferramenta tem integração com o Mattermost, o Slack e o Zulip, mas não tem app para iOS e Android – nestes casos, só pode ser usada pelo browser.
leantime.io
Taskboard
Esta é mais uma solução de quadro Kanban, com um visual muito básico. O processo de instalação é relativamente simples, bastando para isso extrair os ficheiros para o servidor, correr os scripts e ter as pastas com as permissões correctas de acesso e as dependências necessárias como o PHP 7, com o sqlite activo. O desenvolvimento está um pouco parado porque tem poucas contribuições, mas como solução individual de gestão de tarefas poderá ser interessante de experimentar.
taskboard.matthewross.me
RestyaBoard
Esta é uma opção semelhante ao Wekan, apesar de ter alguns aspectos diferenciadores, como a importação da informação do Asana, Taiga, Taskwarrior e Trello, entre outros. O RestyaBoard permite sincronizar as tarefas com o calendário da Google, tem um add-on para quem usa Gmail e integração com os utilizadores LDAP (Lightweight Directory Access Protocol), bem como serviços Slack, Zendesk, Visual Studio Code, entre outros, para contas pagas. É compatível com iOS e Android; para computador, a instalação pode ser feita por docker container e via script para distribuições Debian, Centos e Ubuntu.
restya.com/board
OpenProject
O Open Project é a solução mais completa aqui apresentada, devido ao seu foco empresarial e é, muito provavelmente, a melhor opção de código aberto para empresas, com recurso a todas as formas de metodologia ágil actuais. A apresentação de gráficos e a exportação de dados em vários formatos é um aspecto forte, bem como toda a boa documentação disponível no site. É possível a instalação local gratuita da versão comunitária via pacotes DEB, RPM, docker container; a versão paga é usada em servidores na nuvem.
openproject.org
Conclusão:
Todas estas soluções têm características muito boas e a escolha vai depender das necessidades e dos objectivos. Por exemplo, se a escolha é para uso individual, o Wekan e o Taskboard são boas soluções, bem como o RestyaBoard, que demonstra mais maturidade para equipas maiores.
No meu caso, instalei o RestyaBoard num servidor Debian, no Proxmox, usando o script de instalação que se encontra na página oficial de Github. Uso-o para gerir tarefas colaborativas num projecto e demonstrou ser uma escolha acertada. Na altura da instalação, ainda não havia um cliente para Android, o que foi inicialmente um aspecto negativo, mas actualmente, já está disponível.
Numa vertente mais profissional, o Leantime e o OpenProject serão, talvez, as soluções mais indicadas.