A Samsung apresentou um novo SSD com interface PCI Express 5, o PM1743, desenhado para ser utilizado em servidores. Esta nova unidade de armazenamento, pode atingir velocidades até 13000 MB por segundo e suporta até 2500K operações de input/output por segundo (IOPS), quase o dobro dos actuais SSD NVMe com interface PCI Express 4.
A interface PCI Express 5 suporta até 32 gigatransfers por segundo (GT/s), o dobro da interface PCI Express 4. Para conseguir usar toda a largura de banda, a Samsung desenvolveu um controlador próprio e colaborou com a Intel para o testar. Segundo Jim Pappas, director da divisão Technology Initiatives da Intel: “Juntos, conseguimos resolver os problemas técnicos complicados que encontrámos na implementação inicial da tecnologia PCI Express 5.”
Este novo SSD da Samsung, tem uma velocidade de escrita sequencial de 6600 MB por segundo e uma velocidade de escrita aleatória de 250K IOPS, o que, mais uma vez, é praticamente o dobro do que se consegue actualmente. No que respeita a consumo energético, este SSD é 30% mais poupado em relação aos actuais. Segundo a Samsung: “Esta poupança energética vai conseguir baixar significativamente os custos de operação dos servidores de data centers e, ao mesmo tempo, reduzir a sua pegada de carbono.”
Embora a adopção da norma PCI Express 5 seja inevitável, a próxima geração já está para breve. A entidade que certifica a norma PCI Express, o PCI Special Interest Group, já publicou as especificações da norma PCI Express 6, cuja velocidade de transferência pode chegar aos 256 GB por segundo em 16 pistas – duas vezes mais que com a norma PCI Express 5 e quatro vezes mais que a norma PCI Express 4. No entanto, para que funcione, o PCI Express 6 será necessário usar a tecnologia Pulse Amplitude Modulation para se consiga transportar duas vezes mais dados que actualmente sem a necessidade de se usarem frequências de relógio muito mais altas que as actuais.
O SSD PM1743 da Samsung já está em testes em alguns clientes e a empresa espera começar a produção em massa no primeiro trimestre de 2022. O SSD irá ser disponibilizado em capacidades que vão dos 1,92 TB até aos 15,3 TB.
Este primeiro SSD PCI Express 5 é para utilização em servidores, mas, normalmente, a tecnologia chega ao mercado de consumo, mais ou menos um ano depois.