Já sabíamos que a Tesla está a utilizar APUs AMD Ryzen nos novos Model S e Model X, mas segundo uma descoberta recente, a Tesla estará a implementar processadores AMD Ryzen também no Model Y, pelo menos nas variantes Performance, que são fabricados na Gigafactory na China.
A confirmar-se esta alteração, a Tesla abandona assim os actuais processadores Intel Atom, que têm sido utilizados desde o lançamento do Model 3, e que por sua vez vieram substituir os anteriores SoC da Nvidia. A Tesla ainda não anunciou nada relativamente a esta alteração, mas a mesma deverá estar relacionada com o baixo desempenho dos processadores Intel Atom, face aos processadores Ryzen da AMD.
.@xiaoteshushu GigaWorkshop Tear-down of Tesla MIC Model Y Performance.
First look inside the new MCU component, GPU (AMD Ryzen) is the same as Model S Plaid.#Tesla #TeslaChina #ModelYPerformance $TSLA @teslacn @elonmusk @AMDRyzen pic.twitter.com/boiDbIiuw0
— Jay in Shanghai 🇨🇳 (@JayinShanghai) November 28, 2021
Isto poderá, no entanto, levantar novas questões relacionadas com as actuais falhas no fornecimento de componentes semicondutores, uma vez que os processadores e APUs da AMD são todos produzidos pela TSMC (usando um processo de 7 nm), que tem sido um dos fabricantes (e fornecedor de fabricantes) mais afectados pelas actuais falhas.