Na minha modesta opinião, os leitores de e-books estão para os livros, como os leitores de MP3 estão para a música. Antes, se quisesse viajar com livros, tinha de contar com o peso acrescido, mas com um leitor de e-book só é preciso levar um único objecto que pode conter centenas ou mesmo milhares de livros.
A canadiana Kobo, que faz parte do conglomerado japonês Rakuten, acaba de lançar o Libra 2, um leitor de e-book com ecrã E Ink de sete polegadas, sensível ao toque (resolução de 1264 x 1690), com uma densidade de duzentos pontos por polegada. O sistema de retroiluminação tem intensidade variável e também permite alterar a temperatura da luz para proteger os olhos.
O Libra 2 tem 32 GB de memória para guardar os livros, que podem ser comprados directamente na loja Kobo, ou carregados manualmente através da entrada USB Type-C (que também serve para carregar a bateria). Por falar em bateria, a do Libra 2 dura várias semanas. Para comunicar, o Libra 2 pode ligar-se a redes Wi-Fi até à norma 802.11n e tem ainda de Bluetooth para ligar uns auscultadores e ouvir audiolivros.
Este dispositivo pode ser mergulhado em água até dois metros durante uma hora, sem se danificar. A grande vantagem dos Kobo em relação a outra ofertas deste tipo é o facto de a loja ter muitos títulos em português, que podem ser comprados directamente a partir do dispositivo.
Nota: 5/5
pt.kobobooks.com | €189,99