Costuma-se dizer que “quem tudo quer, tudo perde”, e aparentemente a Rockstar Games está a sofrer com isso mesmo. No dia 11 de Novembro, a Rockstar Games decidiu relançar a triologia do Grand Theft Auto III, que incluí o título original e as expansões Vice City e San Andreas, numa altura em que se celebra 20 anos desde o lançamento original, mas esta reedição está longe de ser o sucesso que muitos esperavam.
A grande mudança nesta reedição é a adaptação dos jogos originais para um novo motor gráfico, o Unreal Engine, que embora seja um motor gráfico excepcional e utilizado em inúmeros títulos de referência, acabou por tornar esta mudança num autêntico disparate. São tremendas as falhas gráficas do jogo, ao qual se junta a redução significativa na banda sonora, a impossibilidade de usarmos as nossas próprias músicas, e a redução no número de cheats disponíveis.
Como se isso não bastasse, a Rockstar Games, ao receber tanto feedback negativo, optou por desactivar o seu próprio Launcher, que impedia os jogadores de correr qualquer jogo da editora (como GTA V, Red Dead Redemption II e outros), desactivação essa que durou 3 dias, tendo sido reposto o acesso à biblioteca de jogos, mas ainda sem GTA: The Trilogy – The Definitive Edition, algo que só acabaria por ocorrer ontem, a 15 de Novembro.
The Rockstar Games Launcher is now online, but GTA: The Trilogy – The Definitive Edition is unavailable to play or purchase as we remove files unintentionally included in these versions. We’re sorry for the disruption and hope to have correct ones up soon. https://t.co/NiMNXUKCVh
— Rockstar Support (@RockstarSupport) November 13, 2021
Como se não bastasse, as reviews têm sido bastante fracas, com a Metacritic a revelar uma média de 61 pontos num total de 11 análises, mas é na média de pontuação de utilizadores que GTA: The Trilogy se destaca, pela negativa, com uma pontuação média de 0.8, com base num total de 2672 avaliações, tendo chegado a estar com uma média de 0.5. Conseguirá a Rockstar Games recuperar da má imagem gerada por este lançamento desnecessário? Só o tempo o dirá.