Segundo o site MacRumours, pelo menos 10 utilizadores diferentes queixaram-se no fórum de apoio técnico da Apple que depois de instalar o novo macOS Monterrey ficaram com os seus computadores inutilizados. Estas queixas vão desde computadores que conseguiram completar o processo de instalação e deixaram de funcionar, aos que deixaram de responder totalmente durante a instalação e não conseguiram recuperar.
A grande maioria dos computadores afectados são relativamente antigos, mas também há modelos de 2020 e 2019 baseados em tecnologia Intel que foram afectados. Aparentemente, os modelos que usam os processadores M1 da Apple não estão a ser afectados por este problema.
@Apple So, installing #macOSMonterey literally killed my 2020 16in #MacBookPro . No boot. No nothing. Dead. 18mo old… How long is it supposed to work these days? 🙁
Guys, update at your own risks…
— Freddy Mini (@freddymini) October 26, 2021
O mais curioso é que o problema não parece afectar todos os modelos antigos. Um utilizador diz que o seu iMac de 2017 ficou inutilizado, enquanto outro, com um MacBook Air de 2015 só conseguiu instalar o sistema após algumas tentativas, mas o computador está a funcionar correctamente.
@AppleSupport ever since downloading Monterey OS my macbook pro doesn’t turn on anymore 🥲
— Susuya💫 (@Susuyachan) October 31, 2021
Alguns utilizadores sugerem que os utilizadores afectados tentem reinstalar o firmware dos seus Macs, como é aconselhado pela Apple num documento de assistência técnica. A empresa também indica que vai lançar uma actualização em breve para resolver o problema, embora não informe como é que um utilizador que tenha o computador avariado consegue instalá-la.
Este problema não é novo nos sistemas operativos da Apple. Aconteceu o mesmo quando foi lançado o macOS 11 Big Sur no ano passado. Embora o problema actual não pareça afectar muitos computadores, se tiver uma Mac com processador Intel deve ter cuidado se quiser instalar o novo sistema operativo.