Sempre que sai um novo smartphone, tablet ou computador, há sempre um modelo ou outro que não chega a Portugal ou, quando chega, vem com um preço muito inflaccionado em comparação com o mercado de origem.
É o que se passa, por exemplo, com os EUA. Por exemplo, o mais recente iPad de dez polegadas pode ser comprado por cerca de 290 euros (329 dólares) na cadeia BestBuy. Problema: não faz envios para Portugal e este modelo custa, por cá, 399 euros.
Claro que há algumas alternativas, como o eBay ou uma solução como a da Big Apple Buddy, uma startup dos EUA que actua como uma «concierge de compras». A ideia passa por ter um intermediário que as compras em lojas dos Estados Unidos e nos envia os produtos para Portugal – ou para qualquer parte do mundo.
A Big Apple Buddy é uma espécie de amigo que faz as compras por nós noutro país e que, depois, as envia por transportadora: neste caso a FedEx ou a DHL. É claro que isto tem um custo – a startup cobra uma taxa de serviço de cinquenta dólares (43 euros) e ainda as despesas de envio.
Por exemplo, um Surface Duo 2 (o smartphone dobrável da Microsoft, com dois ecrãs independentes) pode ser comprado em Portugal via Big Apple Buddy por 740 dólares (650 euros), a que acresce uma taxa de envio de 83 dólares (70 euros).
Esta última é uma cotação para que a entrega seja feita por DHL entre 15 e 26 de Outubro, mas pode subir (até aos 82 euros) se quisermos receber o smartphone no dia 11. Somadas todas as parcelas, ficamos com um preço final de 761 euros. Se quisessemos comprar o mais recente iPad, seria 436 dólares (376 euros).
O pagamento pode ser feito com recurso a quatro diferentes opções, mas apenas uma delas não cobra (mais) uma taxa suplementar: via TransferWise, com o processamento a durar entre três a seis a dias. Se escolhermos cartão de crédito, temos um imposto de 1,9% e o PayPal obriga a pagar mais 2,9% do valor final.
Uma opção que não deverá ser tida em conta é o pagamento por transferência bancária (Wire Transfer), já que nos vai inflaccionar o valor total da compra em mais 45%.
O Surface Duo 2 é daqueles produtos que não está disponível em Portugal, nem tem sequer uma data de lançamento oficial no País – provavelmente, pode nunca chegar a ser vendido pela empresa no nosso mercado.
E será para este tipo de produtos que a Big Apple Buddy pode ser mais interessante, uma vez que somando taxas de envio e de serviço, o preço pode final dos produtos que também estejam à venda em Portugal pode ficar muito idêntico. No caso do iPad, a diferença é de apenas vinte euros, o que pode não valer o “esforço” de manda vir o tablet dos EUA. Quanto ao iPhone, a Big Apple Buddy não vende o smartphone da Apple.
O smartphone da Microsoft e o tablet da Apple são apenas dois dos exemplos mais “apetecíveis” deste site, onde também há roupa, acessórios de outdoor e produtos de beleza – para breve, a loja promete ter artigos de saúde e fitness.