Segundo vários testes de velocidade de acesso à Internet, o serviço via satélite da Starlink da SpaceX é bastante bom, mesmo quando comparado com ligações fixas em vários pontos do mundo. No entanto, parece que as antenas parabólicas da Starlink são vulneráveis a pombos (e talvez a outros animais), que podem fazer com que o sinal se perca abruptamente.
Alan Woodward, um especialista em cibersegurança na Universidade de Surrey disse à BBC que começou a notar “interrupções no serviço, umas mais longas que outras” apesar de considerar que, no geral, o desempenho do sistema ser muito bom.
Woodward acredita que os problemas de ligação têm a ver com pombos que “gostam de se sentar na antena parabólica”. Enquanto ele procura descobrir se os problemas têm mesmo a ver com a preferência dos animais voadores pela antena da Starlink, a BBC consultou um especialista que confirmou que se um pombo estiver a descansar em cima de uma antena do serviço, pode causar interferências na ligação.
Mas uma solução pode estar para breve, a SpaceX já pediu uma licença à FCC para uma nova antena de alto desempenho, mais resistente, para utilização em ambientes hostis. Estas novas antenas devem ser capazes de lidar com pombos e outros animais.