O Windows 11 chega no fim deste ano, e a Microsoft confirmou que apenas os dispositivos compatíveis poderão receber o novo sistema operativo através do Windows Update. Se o computador não for compatível, a Microsoft sugere uma instalação limpa através da Media Creation Tool, embora não seja recomendado.
A empresa já publicou os requisitos mínimos de um computador para que possa usar o Windows 11. Para poder usar o novo sistema operativo, o PC tem de ter, pelo menos, um processador Intel de oitava geração, um Ryzen 2000 ou posterior. A lista também incluí suporte para alguns processadores de sétima geração, como os Core X-Series, Xeon W-Series e o Core i7-7820HQ.
Infelizmente, por agora, não serão adicionados mais modelos de processadores à Lista. A Microsoft também confirmou que alguns dos seus produtos, como os Surface Laptop não vão receber a actualização para o Windows 11. Ou seja, os próprios dispositivos da Microsoft não vão ter tratamento especial quando for para actualizar para o Windows 11.
Neste momento para que o utilizador saiba se o seu dispositivo é compatível com Windows 11 tem de usar a ferramenta PC Health Tool, mas a Microsoft está a testar uma funcionalidade junto dos utilizadores que estão no programa de testes Windows Insider, que permite ao Windows Update informar se o computador é compatível com o novo sistema.
Quando for incluída no Windows 10, esta nova funcionalidade será particularmente útil para os utilizadores que não estejam familiarizados com os requisitos mínimos do Windows 11.