A denúncia é da Kaspersky. A marca russa de segurança alertou para o facto de a estreia da nova temporada da série animada Rick and Morty estar a ser usada como isco para «fraudes online».
Segundo a empresa, esta foi a oportunidade para que ops cibercriminosos lançassem ataques em «várias plataformas de entretenimento», com dois modus operandi: a partilha de episódios pirata de Rick and Morty que na verdade eram ficheiros maliciosos.
A Kaspersky descobriu ainda sites de phishing, para roubar dados e logins de utilizadores, que pensavam estar a entrar numa plataforma legítima de streaming ou de outras que prometiam o acesso ao download dos episódios.
Para dar credibilidade a este ataque, os hackers mostravam alguns segundos de um episódio real da nova temporada; depois pediam que os utilizadores e registassem para ter acesso completo, incluindo com os dados do cartão bancário.
Num ano, os investigadores da Kaspersky encontraram cerca de 350 ficheiros “disfarçados” desta série: «Todos distribuíram vários tipos de malware – incluindo exploits e ransomware sofisticado», conclui a marca russa.