Segundo os últimos resultados, anunciados pela IDC, Counterpoint e Canalys, a Samsung voltou a assumir a liderança mundial no mercado de smartphones, ao mesmo tempo que registou os melhores resultados trimestrais de sempre. Segundo estes resultados, as vendas globais caíram, face ao período homólogo, de 380 para 365.5 milhões de unidades.
No top 10 das marcas, só a Samsung, Xiaomi, Realme e Lenovo Group (com Motorola) conseguiram crescer em unidades vendidas, com a Huawei, Apple e LG a registarem as maiores quedas. Em termos de quota de mercado, a Huawei foi quem registou maior queda, com menos 7% face ao trimestre anterior, e menos 24% face ao mesmo período do ano passado (YoY).
Em contrapartida, assistimos a duas impressionantes subidas, a Realme, com 45% de crescimento YoY, e 132% face ao trimestre anterior, e a Xiaomi, com um crescimento de 46 e 75%, respectivamente. Estes resultados permitiram à Xiaomi conquistar a terceira posição global, ultrapassando assim a Apple, que caiu 7% face ao período homólogo.
Mercado Global | Unidades vendidas (milhões) | Quota de mercado (%) | Crescimento (%) | |||
Q3 2019 | Q3 2020 | Q3 2019 | Q3 2020 | Anual | Trimestre | |
Samsung | 78.2 | 79.8 | 21 % | 22 % | 2 % | 47 % |
Huawei | 66.8 | 50.9 | 18 % | 14 % | -24 % | -7 % |
Xiaomi | 31.7 | 46.2 | 8 % | 13 % | 46 % | 75 % |
Apple | 44.8 | 41.7 | 12 % | 11 % | -7 % | 11 % |
Oppo | 32.3 | 31 | 9 % | 8 % | -4 % | 26 % |
VIVO | 31.3 | 31 | 8 % | 8 % | -1 % | 38 % |
Realme | 10.2 | 14.8 | 3 % | 4 % | 45 % | 132 % |
Lenovo Group | 10 | 10.2 | 3 % | 3 % | 2 % | 37 % |
LG | 7.2 | 6.5 | 2 % | 2 % | -11 % | 25 % |