Praticamente todas as lojas de electrónica de consumo vendem iPhones em segunda-mão/recondicionados, a que costuma ser atribuída uma classificação (grade) que reflecte o estado do smartphone.
Por exemplo, uma Grade A não vai ter riscos no ecrã e na traseira, mas poderá tem algumas marcas de uso na moldura. Num Grade C, essas marcas já serão mais vincadas e o iPhone pode mesmo ter alguns riscos mais “desagradáveis” no display.
Claro que, depois, o preço corresponde ao estado em que o iPhone estiver: um iPhone 8 Plus de 64 GB Grade A pode custar cerca de 400 euros, por exemplo. À medida que o estado (grade) piorar, o preço desce.
É neste mercado que, em Portugal, aparece a Swappie, uma marca finlandesa especialista em vendas de iPhones recondicionados, um trabalho que é feito «em fábrica própria». Com isto, a empresa diz que consegue «assegurar a qualidade de todos os produtos à venda na sua plataforma, reduzindo o seu custo e a sua pegada ecológica e aumentando a satisfação dos consumidores».
A marca diz que o seu processo de recondicionamento é baseado num «teste técnico próprio de 52 etapas», com uma garantia de dois anos. No site da Swappie é ainda possível vender iPhones antigos: há uma área onde temos de preencher um formulário com informações sobre a «condição do telefone, de modo a receber depois uma estimativa do seu valor». Depois, «assim que os técnicos verifiquem as condições do telemóvel, o valor é transferido para o vendedor», explica a Swappie.
A lista completa de iPhones à venda no site da Swappie em Portugal pode ser vista aqui.