Durante uma conferência realizada ontem, a Microsoft anunciou não só os resultados do terceiro trimestre para o ano fiscal de 2020 (que encerrou a 31 de Março), de onde ficámos a saber que o gigante de Redmond não só não sofreu qualquer impacto com a pandemia do novo Coronavírus, como conseguiu aumentar as receitas em 35 mil milhões de dólares (+15%) e os resultados líquidos em 10.8 mil milhões de dólares (+22%).
Mas igualmente relevante foi o anuncio, pela primeira vez, de números relacionados com a sua plataforma Xbox Game Pass, que superou os 10 milhões de utilizadores subscritos. Recordamos que esta é a solução da Microsoft, lançada em 2017, para criar um serviço de subscrição de jogos para PC (Windows 10) e consola Xbox One, à semelhança do que a Netflix tem feito com filmes e séries.
Outras soluções equivalentes, como o EA Access e Origin Access, não conseguiram ainda reunir mais de 5 milhões de utilizadores, tal como o serviço PlayStation Now da Sony, que só em Outubro passado conseguiu superar a marca de um milhão de utilizadores subscritos, tal como o Nvidia GeForce Now. Já a Google e a Apple ainda não revelaram dados sobre as suas plataformas Google Play Pass e Apple Arcade.
Foi igualmente revelado que, segundo dados de tendências desde o início do confinamento das pessoas devido à pandemia, levou a que os membros Xbox Game Pass tenham adicionado mais de 23 milhões de amigos no Xbox Live, um aumento de 70% no rácio de pedidos de amizade, e que desde Março, esses mesmos utilizadores estão a jogar o dobro do habitual, com os jogos multiplayer a registarem o maior crescimento (130%).