Há já algum tempo que não recebíamos um SSD de formato tradicional, ou seja, de 2,5 polegadas com encaixe SATA. Esta solução, embora esteja longe de ser a ideal para tirar partido da elevada largura de banda dos chipsets e controladores actuais, acaba por ser a mais universal para quem queira um SSD para substituir um disco rígido mecânico tradicional.
Foi a pensar neste tipo de utilização, como substituir um disco rígido num computador portátil, que a TeamGroup lançou este novo SSD com apenas sete milímetros de espessura e interface SATA 3.0. Por disponibilizar apenas 256 GB de espaço de armazenamento, a TeamGroup utilizou apenas um chip de memória do tipo TLC (Triple Level Cell), simplificando assim o circuito eléctrico, bem como reduzindo os custos ao mínimo possível, razão pela qual pode encontrar este SSD no mercado a preços que variam entre os 31 a 37 euros.
Apesar de utilizar um controlador Phison PS3111, que está limitado à interface SATA 3.0, os resultados obtidos nos testes com o ATTO Disk Benchmark demonstram que todo o potencial do mesmo está a ser utilizado, daí termos registado resultados como 561 MB/s de velocidade de leitura e 525 MB/s para a escrita de dados. Embora seja um SSD de entrada de gama, o fabricante oferece três anos de garantia e uma certificação MTBF (tempo médio sem avarias) de um milhão de horas, e um TBW (total de capacidade de escrita do disco) de 60 TB, o ideal para não se preocupar durante largos anos sobre possíveis falhas com uma utilização quotidiana. Melhor que isto, só mesmo a versão de 512 GB, que custa menos de sessenta euros, e oferece maior durabilidade (120 TBW) e o mesmo desempenho.
Distribuidor: TeamGroup
Site: teamgroupinc.com
Preço: €33,90
Ficha Técnica
Capacidade: 256 GB
Ligações: SATA 3.0
Dimensões: 2,5 polegadas