É a segunda grande falha do Facebook em menos de três meses. Em Março, as redes sociais controladas por Mark Zuckerberg estiveram quase quinze horas com problemas.
Agora, os problemas voltam a afectar este trio: Facebook, WhatsApp e Instagram não estão, para muitas pessoas, a mostrar imagens. Curiosamente, a falha dá para perceber um pouco que o Facebook reconhece, automaticamente, o conteúdo das fotografias.
Ficámos a saber isto porque, no lugar das imagens partilhadas por quem seguimos, aparece uma descrição do teor da mesma. Por exemplo, numa que a PCGuia apanhou no Facebook pode ler-se ‘A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e ar livre’; noutro caso ficamos a saber que a fotografia tinha uma ‘bebida’.
No Instagram várias imagens não conseguem ser carregadas e aparece o símbolo de refresh sobre um quadrado branco, onde estas deveriam ser mostradas aos seguidores; já no WhatsApp, as fotografias aparecem desfocadas com a indicação de que é preciso fazer o download: aqui, o erro dá indicação de que se trata de uma falha de rede, quer no smartphone, quer na app para macOS e Windows.
Para já, a única reacção oficial do Facebook (ironicamente feita, primeiro, no Twitter) reconhece que há mesmo uma falha de funcionamento em vários regiões do globo (principalmente no Reino Unido e nos EUA) e que a equipa das redes sociais estão a trabalhar para resolver o problema.
We’re aware that some people are having trouble uploading or sending images, videos and other files on our apps. We're sorry for the trouble and are working to get things back to normal as quickly as possible. #facebookdown
— Facebook (@facebook) July 3, 2019
Na página oficial Facebook Business há apenas uma curta mensagem, colocada por volta das 19:30: «Obrigado por nos alertarem de que estão a ter problemas a enviar e a fazer o upload de fotografias. Estamos a par do problema e a trabalhar para o resolver. Pedimos desculpa pelo transtorno. Vamos manter-vos a par das novidades».
Mas os problemas não se limitam ao universo Facebook – o Twitter também anunciou, durante a tarde, que estava a ter problemas nas notificações e no envio de Direct Messages entre os utilizadores. Um dia muito complicado, portanto, para quem usa as redes sociais de forma mais profissional.
We're currently having some issues with DM delivery and notifications. We're working on a fix and will follow up as soon as we have an update for you. Apologies for the inconvenience.
— Twitter Support (@TwitterSupport) July 3, 2019
Para já, o YouTube mantém-se estável e o LinkedIn também não comunicou qualquer incidente na sua plataforma. Entre outros serviços de escala mundial, o Telegram, o TikTok, o Skype também não anunciaram qualquer falha de sistemas, pelo que este problema comum ao Facebook e Twitter será uma coincidência.