A Microsoft aludiu a possibilidade de vir a lançar um novo sistema operativo numa conferência dada por Nick Parker, vice presidente da companhia para o mercado de consumo e dispositivos, na Computex 2019, que está a decorrer esta semana em Taipé. Muitos esperavam que durante esta conferência fossem revelados detalhes sobre o novo Windows Lite, mas não foram feitos nenhuns anúncios sobre esta versão do sistema operativo.
De acordo com as declarações de Nick Parker, o futuro sistema operativo da Microsoft será mais simples de utilizar e manter com a inclusão de actualizações transparentes para o utilizador, segurança por defeito, desempenho sustentado ao longo do tempo e uma ligação constante à Internet. Parker referiu-se continuamente a um “sistema operativo moderno” e falou de funcionalidades que podem vir a estar presentes, como integração mais estreita com serviços de nuvem, inteligência artificial e na combinação de vários métodos de introdução de informação e interacção como canetas, voz, toque e mesmo o olhar.
Outras funcionalidades que foram mencionadas incluem serviços reconhecimento cognitivo e outras que permitem espelhar o ecrã de um dispositivo móvel Android no ecrã do PC e utilizar os dispositivos de interacção do PC, como o teclado e o rato, para trabalhar com as aplicações que estão no dispositivo móvel e outros conteúdos através de ligações sem fios Wi-fi e LTE.
Embora muitas destas funcionalidades possam ser já integradas no Windows que já existe, parece que os planos da Microsoft passam por reimaginar completamente o sistema operativo e ir muito além de meras optimizações e redução no consumo de recursos de que se fala no contexto do Windows 10 S.
A Microsoft está a testar uma nova versão do Windows 10 que está programada para lançamento em 2020, mas não se sabe se será o Windows Lite ou algo completamente diferente.