Os alunos portugueses que participaram na edição deste ano da Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO) – evento que reuniu os mais promissores jovens talentos europeus nas áreas da Biologia, Química e Física – conquistaram duas medalhas de prata.
A competição, que Portugal acolheu pela primeira vez este ano, decorreu na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), em Almada, entre 4 e 11 de Maio, e contou com a participação de 150 alunos de 24 países, 53 professores investigadores da FCT NOVA, 81 professores visitantes, 11 observadores e 93 voluntários. Os alunos da Alemanha vão levar para casa o troféu da EUSO: conquistaram duas medalhas de ouro.
A organização das Olimpíadas foi assegurada pelo Ministério da Educação através da Direcção-Geral da Educação, com a parceria da FCT NOVA, da Câmara Municipal de Almada, da Ordem dos Biólogos, da Sociedade Portuguesa de Física e da Sociedade Portuguesa de Química.
“A preparação desta operação exigiu a intervenção de duas centenas de profissionais (professores e técnicos) ao longo de um ano, o que contribuiu para o grande êxito do resultado: o país fortaleceu a sua capacidade e imagem de envolvimento na arena internacional da ciência, da tecnologia e da inovação”, afirmou o director da FCT NOVA, Virgílio Cruz Machado.
Via: EUSO.