A Huawei, em conjunto com a IIS Aragon e a DIVE Medical, desenvolveu a solução Track, que permite realizar uma avaliação baseada em Inteligência Artificial (AI), detectar e diagnosticar sinais precoces de deficiências visuais nas crianças.
De forma a detectar deficiências visuais, o software DIVE (Dispositivos para um Exame Visual Integral) é executado num portátil para monitorizar e rastrear cada olho, enquanto o paciente está a observar estímulos projectados onde são testados diferentes aspectos da função visual.
Os dados recolhidos sobre o padrão de olhar dos pacientes são processados num smartphone Huawei que utiliza o algoritmo HiAI e que permite identificar possíveis indicadores de deficiência visual.
Recorrendo à IA os computadores podem ser treinados para identificar padrões de olhar anormais para exames mais fáceis que possibilitam acelerar o processo de diagnóstico para se poder gerir melhor a condição.
“O software Track IA é parte de um dos grandes compromissos da Huawei em ultrapassar os limites do que é humanamente possível e utilizar a IA para obter o melhor. O nosso objectivo para este projecto é possibilitar que pais e médicos em todos os cantos do mundo detectem deficiências visuais de maneira mais rápida, fácil e eficiente por meio da tecnologia da IA”, sublinhou Peter Gauden, especialista em tecnologia da Huawei.
“Com a Huawei a apoiar e impulsionar o DIVE através da IA, podemos agora trabalhar para atingir esse objectivo. A nossa meta é implementar esta tecnologia globalmente e, com a nossa abordagem multiétnica, atender a todo tipo de deficiências visuais”, disse Victoria Pueyo, oftalmologista pediátrica da DIVE Medical.
Via: Huawei.