Manter o computador sempre actualizado é uma coisa que todos temos de fazer para ter menos problemas de segurança e estabilidade. O problema é que actualizar o Windows e os drivers do hardware muitas vezes causa mais problemas que as soluções que oferece.
Um exemplo disto são as últimas actualizações do Windows 10, que causaram tantos problemas aos utilizadores que a Microsoft foi obrigada a suspender a distribuição até conseguir resolvê-los.
Num documento publicado recentemente, a Microsoft sugere que os computadores que utilizam Windows 10 vão ter em breve a capacidade de resolverem sozinhos os problemas causados por actualizações.
No documento intitulado “Porque é que as actualizações recentes foram removidas?” (Why were recently installed updates removed?), a Microsoft diz que quando um sistema com Windows 10 detecta que o arranque do sistema operativo falhou e todas as opções de recuperação são esgotadas, o sistema remove as actualizações mais recentes que foram instaladas.
Para além disto, o Windows 10 também bloqueia a instalação automática das actualizações em causa durante 30 dias. Isto serve para dar à Microsoft, ou aos fabricantes do hardware, tempo suficiente para identificar o problema e disponibilizar uma nova versão corrigida.
Este novo sistema pode resolver os problemas que possam surgir quando uma actualização é disponibilizada e ao mesmo tempo fazer com que todos os utilizadores tenham os seus sistema operativos sempre actualizados. Isto impede que os utilizadores fiquem frustrados com o processo de actualização do sistema operativo, o que pode levá-los a desligar o Windows Update, o que, por sua vez, cria problemas de segurança e estabilidade porque os sistemas operativos não são actualizados.