Num evento em que a Huawei queria muito falar de computadores portáteis, a verdadeira estrela foi o Mate X, um smartphone com ecrã dobrável e capacidade de ligação a redes 5G.
O Mate X utiliza uma solução técnica um pouco diferente da que foi empregue no Galaxy Fold, porque em vez de ter dois ecrãs, um que funciona quando está em modo smartphone e outro, maior, que funciona quando o dispositivo está em modo “tablet”, o Mate X tem um único ecrã. Quando está em modo smartphone, ou seja, dobrado, apenas funciona uma parte do ecrã.
Quando está em modo smartphone o ecrã fica reduzido a 6,6 polegadas com uma resolução de 2480 X 1148. A segunda parte tem 6,38 polegadas. Quando o dispositivo está desdobrado o ecrã tem 8,8 polegadas com uma resolução de 2480 X 2200 píxeis.
Existe uma saliência onde estão instaladas as câmaras e outros componentes, como os processadores. Quando está em modo tablet, a saliência funciona como uma pega.
Do lado direito do dispositivo está o botão de energia que também é um sensor de impressões digitais e o botão para controlar o volume. Na parte de baixo da saliência está a entrada USB-C.
Do lado de dentro está um processador Kirin 980 e um chip modem 5G Balong 5000, apresentado há pouco tempo, e quatro antenas. Segundo a Huawei esta combinação permite ao Mate X atingir velocidades de 4 Gbps combinando o acesso 4G e 5G.
Estão incluídas duas baterias que têm uma capacidade combinada de 4500 mAh. Ainda neste campo, o sistema de carregamento de 55W permite carregar 85 por cento da bateria em meia hora.
Segundo informação da Huawei, o Mate X vai custar uns impressionantes €2290 e estará disponível em Junho. No entanto, não há confirmação sobre a disponibilidade em Portugal.