A IBM Research anunciou uma nova base de dados chamada Diversity in Faces (DiF), que vai contribuir para a imparcialidade e precisão na tecnologia de Inteligência Artificial (IA) de reconhecimento facial.
Com cerca de um milhão de imagens anotadas, o DiF utiliza 10 esquemas de codificação que consideram um conjunto de características que vão além dos atributos típicos estudados, como a idade, o género e o tom da pele, para “assegurar a diversidade e ajudar a comunidade global de investigação a estudar, detectar, reconhecer e analisar melhor as imagens dos rostos”.
Utilizando imagens públicas disponíveis no conjunto de dados do YFCC-100M Creative Commons, o DiF categoriza as imagens através de esquemas de codificação que incluem medidas objectivas do rosto humano, como o tamanho dos olhos, do nariz e a simetria facial, bem como factores mais subjectivos, como a idade, sexo, pose e resolução da foto, entre outros.
Isto permitirá “acelerar o estudo da diversidade e cobertura de dados para os sistemas de reconhecimento facial, garantindo tecnologia de Inteligência Artificial cada vez mais precisa e imparcial”.
O Diversity in Faces da IBM Research está disponível para a toda a comunidade científica, mediante solicitação.
Via IBM.