Ao longo de 2018, a cloud tornou-se mais abrangente e a sua implementação passou a ser totalmente transversal no meio empresarial e dentro das próprias organizações.
Actualmente as empresas estão bastante à frente dos consumidores no que diz respeito à adopção das novas tecnologias como, por exemplo, o Blockchain, a Inteligência Artificial (IA), os assistentes digitais, a IoT, etc, e estão a aplicá-las em todas as áreas dos seus processos de produção e de gestão.
A Oracle prevê que até 2025, tanto os fornecedores de cloud, como as empresas, passem para os modelos de cloud de próxima geração, onde poderão ter acesso às novas tecnologias, a níveis mais elevados de segurança, de desempenho e a funcionalidades de automatização muito mais abrangentes.
Segundo o Top 10 Cloud Predictions 2019 da Oracle, estas são as principais previsões para as TI nas empresas até 2025:
1 – Os fornecedores de cloud de segunda geração irão disponibilizar a substituição a 100% dos centros de dados.
2 – 80% das cargas de trabalho de negócio e mission critical irão migrar para a cloud.
3 – Todas as aplicações terão tecnologias de Inteligência Artificial incorporada, distanciando-se ainda mais das aplicações legadas.
4 – A Inteligência Artificial e as restantes tecnologias emergentes irão duplicar os níveis de produtividade.
5 – 70% das interacções com clientes passarão a ser automatizadas.
6 – A comunidade de programadores irá aumentar 10x, e o seu nível de produtividade irá registar um incremento de 400%.
7 – Mais de 50% dos dados passarão a ser geridos de forma autónoma.
8 – 90% das empresas irá utilizar uma única plataforma que fará a ponte entre a computação na cloud e as instalações on premise.
9 – O número de incidentes de segurança irá aumentar 100x e a automatização passará a ser a forma mais eficaz de prevenir, identificar e combater estas ameaças.
10 – 70% das funções de TI serão completamente automatizadas.
A partir de 2019, alguns dos grandes conceitos emergentes no sector nos últimos anos, como o Blockchain, a IA e o Autonomous, passarão a ser uma realidade concreta.
Via Oracle.