“Armadilha digital” é o título do novo livro da colecção Seguros e Cidadania, lançado pela Associação Portuguesa de Seguradores, no âmbito do seu programa de literacia financeira para os Seguros dirigido a crianças e jovens.
No livro, lançado em parceria com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda no Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo, no Porto, as autoras Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães contam a história da “Armadilha digital”, que tem a família Ventura como epicentro dos acontecimentos.
A história gira à volta de um trio familiar: o pai Abel, proprietário de uma agência de viagens, a filha Beatriz, estudante e a tia Aline, dona de uma empresa de ticketing.
Na trama entram também Zé Gonzaga, programador de profissão, professor de Beatriz na Escola das Artes onde lecciona um workshop extracurricular sobre programação e Carlos, o “viking”, amigo de sempre da família, especializado em questões de segurança cibernética.
No decurso da história, entra em cena como figura paralela, Inês Patrícia, a mediadora de seguros da agência de viagens Venturina, de que Abel é proprietário.
Na narrativa são ainda trazidas para o centro da acção personagens anónimas vindas de uma unidade de combate ao cibercrime e à criminalidade tecnológica da Polícia Judiciária, através das quais são apresentados conceitos do mundo digital – hackers, ransomware, phishing ou malware.
“Armadilha Digital” pretende assim alertar para os perigos da Internet e ao mesmo tempo, de forma didáctica, dar a conhecer as soluções de protecção que o sector segurador oferece, para fazer face aos riscos cibernéticos.
Via Associação Portuguesa de Seguradores (APS)