Dia 20 de Novembro é a data de lançamento do novo Battlefield V e é também a data de em que o primeiro jogo que utiliza a nova API de ‘raytracing’ em tempo real incluída na biblioteca de recursos para jogos DirectX da Microsoft. A 20 de Novembro, todos os que compraram uma das novas placas gráficas Geforce 2080 RTX e Geforce 2080Ti RTX, vão poder finalmente tirar partido do hardware dedicado para ‘ray tracing’ dentro desse novos GPU.
Os jogos 3D tradicionais utilizam uma técnica de renderização chamada ‘rasterização’ que é bastante rápida, permitindo a sua utilização em tempo real. No entanto, a forma como a luz interage com os objectos é “falsificada” de modo a parecer o mais real possível. Ao contrário disto, o ‘ray trace’ calcula a forma como a luz interage com todos os objectos em que incide e é alterada através das refracções e reflexões em cada um. O resultado é uma imagem muito mais realista. A dificuldade é que, até agora, este processo era sempre todo feito essencialmente através do processador porque os GPU não dispunham de hardware dedicado para o efeito.
Isto mudou com a apresentação da nova geração de placas gráficas da Geforce RTX da Nvidia, que incluem, pela primeira vez, hardware capaz de acelerar o cálculo de cenas com ‘ray trace’ em tempo real. Embora, nesta altura do desenvolvimento desta tecnologia, ainda não seja possível ter jogos com imagens completamente geradas através de ‘ray trace’, por isso os títulos necessitam ainda de misturar as duas técnicas: ‘ray trace’ e ‘rasterização’.
Agora, meses depois do anúncio destas gráficas, chega o primeiro jogo com ‘ray trace’, Battlefield V. Mas, se for um dos felizardos com uma destas placas, existem alguns requisitos que vai ter de cumprir antes de conseguir jogar com tudo a que tem direito: tem de ter a última versão do jogo instalada, a nova versão dos drivers da Nvidia (419.94) e o Windows 10 October Update instalado no computador.
Assim que cumprir todos os requisitos, aparece a indicação ‘DXR Enabled’ no ecrã de opções avançadas de vídeo do jogo. Como a API de ‘ray trace’ funciona apenas em Direct X 12, ligue-o. Também irá aparecer uma opção ‘DXR raytrace reflections quality’ que serve para definir a intensidade do efeito, de ‘Low’ até ‘Ultra’. A implementação de ‘rey trace’ em Battlefiled V apenas afecta os reflexos e não as sombras ou outros efeitos.
Mas há sempre um compromisso e enquanto os reflexos vão ser mais reais, o ‘framerate’ vai sofrer quase de certeza. Mas vamos esperar pelos primeiros testes mais intensivos para confirmar isto.